Cerâmica
Assim como a porcelana, a cerâmica apresenta dois extremos: muito fragil antes de ser levada ao forno e bastante resistente depois.
A cerâmica é bastante delicada e requer cuidado ao trabalha-la (moldar e esculpir). Quando seca não é raro que a peça que está sendo feita quebre.
A cerâmica usada na confecção das peças CESLI é canadense. Quando a cerâmica é branca, as peças são pintadas/decoradas com engobe ("tinta para cerâmica"). Depois de pronta a maioria das peças é esmaltada.
O que é cerâmica?
A cerâmica é o resultado do cozimento de argila, que é um tipo de barro retirado do subsolo. A argila possui uma consistência bastante pastosa, permitindo assim a sua manipulação. Moldam-se diversas peças com a argila para posteriormente colocá-las em fornos para que possa haver o cozimento, que por meio do calor irá solidificar o material. A temperatura de queima da cerâmica é mais variável em relação a da porcelana, visto que existem massas que podem ser queimadas a partir dos 1000 graus centígrados. A "queima" lhe atribui rigidez e resistência mediante a fusão de certos componentes da massa e, em alguns casos, fixando os esmaltes na superfície.
Cerâmica na sociedade
Trabalhar a cerâmica é uma das mais antigas atividades que a civilização criou. Não se sabe ao certo quando o material argiloso foi utilizado pela primeira vez, sabe-se que desde o domínio do fogo o homem deixou vestígios de utensílios de cerâmica. Muitas culturas, desde os primórdios, desenvolveram estilos próprios que, com o passar do tempo, consolidavam tendências e evoluíam no aprimoramento artístico. Estudiosos confirmam que a cerâmica é a mais antiga das indústrias.
No cotidiano convivemos com inúmeros objetos de cerâmica tais como: pratos, xícaras, tijolos, pias e objetos decorativos - dos mais simples aos mais requintados feitos por artistas mundialmente renomados.
Ânfora de cerâmica - Grécia
The Metropolitan Museum of Art
Vaso de cerâmica Marajoara - Museu Nacional UFRJ.
http://www.museunacional.ufrj.br/
Sites recomendados
Para aqueles que desejam mais informações, recomenda-se a visita aos seguintes sites, de onde foram extraídas as informações colocadas acima.
História da cerâmica:
http://www.anfacer.org.br/site/default.aspx?idConteudo=157&n=Hist%C3%B3ria-da-Cer%C3%A2mica
Cerâmica - história e informações diversas:
http://www.portorossi.art.br/a_ceramica.htm
http://www.colegiodearquitetos.com.br
Tipos de argilas e glossário
http://www.portorossi.art.br/as_argilas.htm
http://www.portorossi.art.br/web%20glossario.html